SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticasCartografando currículos na educação de surdos: saberes e práticas docentes entre-diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

KAPPAUN, Ivan Jeferson; MULLER, Janete Inês; KIPPER, Daiane  e  THOMA, Adriana da Silva. Leitura de imagens em arte: um olhar para a educação de surdos. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.58-78. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5852.

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a leitura de imagens realizada por sujeitos surdos que estudam em uma turma comum do 2º Ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Santa Cruz do Sul/RS. Na articulação aos Estudos Surdos e à Arte-Educação, problematizam-se as implicações da experiência visual surda na educação escolar, tendo em vista a observação de uma atividade prática, em que se atribui significado a imagens artísticas por meio da 'Proposta Triangular do Ensino de Arte' (BARBOSA, 1991). Desenvolvida na disciplina de Arte e mediada por tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS), a atividade realizada oportunizou a aproximação dos alunos ao objeto imagético e seu contexto. Considerando-se as identidades surdas, evidencia-se um processo de leitura de imagens que toma como base a visualidade e as experiências singulares de cada sujeito na construção de significados. Em arte e na educação de surdos, a linguagem visual assume centralidade.

Palavras-chave : Surdos; Leitura de Imagens; Linguagem Visual; Arte-Educação; Estudos Surdos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )