SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Organization practices of the deaf community: articulations from cultureThe chronicles of Jorge Sergio L. Guimarães and the representations of deafness in the decades of 1950 and 1960 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro  and  LIMA, Cibelle Carlos Sousa. Libras e implante coclear: contradição ou complementaridade?. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.142-172. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6109.

Este artigo tem como objetivo verificar os motivos que levaram alguns pais de surdos a fazerem a opção concomitante pela cirurgia do Implante Coclear e à exposição à Língua Brasileira de Sinais. A metodologia da pesquisa é a abordagem histórico crítica e a análise psicanalítica-hermenêutica de 8 entrevistas com pais e/ou mães de crianças matriculadas em uma escola bilíngue para surdos. Os autores que embasam as análises são Freud e outros da psicanálise, os quais nos ajudam a compreender os motivos subjetivos que direcionam os desejos e decisões dos pais; e, também, Michel Foucault que, com seus estudos, nos ajuda a compreender a emergência de novos sujeitos e discursos de verdade. Nossa conclusão é de que, ao optar por uma abordagem dupla e simultânea das possibilidades, as famílias as consideram complementares e, com isto, estão exercendo seu papel sociocultural como pais. Os resultados apontam para a emergência de um novo sujeito surdo, o implantado bilíngue, que demanda novas possibilidades educacionais.

Keywords : Implante Coclear; Educação Bilíngue para Surdos; Psicanálise; Subjetividade; Análise de Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )