SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Prácticas de organización de la comunidad sorda: articulaciones a partir de la culturaLas cronicas de Jorge Sergio L. Guimarães y las representaciones acerca de la sordera en las decadas de 1950 y 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro  y  LIMA, Cibelle Carlos Sousa. Libras e implante coclear: contradição ou complementaridade?. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.142-172. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6109.

Este artigo tem como objetivo verificar os motivos que levaram alguns pais de surdos a fazerem a opção concomitante pela cirurgia do Implante Coclear e à exposição à Língua Brasileira de Sinais. A metodologia da pesquisa é a abordagem histórico crítica e a análise psicanalítica-hermenêutica de 8 entrevistas com pais e/ou mães de crianças matriculadas em uma escola bilíngue para surdos. Os autores que embasam as análises são Freud e outros da psicanálise, os quais nos ajudam a compreender os motivos subjetivos que direcionam os desejos e decisões dos pais; e, também, Michel Foucault que, com seus estudos, nos ajuda a compreender a emergência de novos sujeitos e discursos de verdade. Nossa conclusão é de que, ao optar por uma abordagem dupla e simultânea das possibilidades, as famílias as consideram complementares e, com isto, estão exercendo seu papel sociocultural como pais. Os resultados apontam para a emergência de um novo sujeito surdo, o implantado bilíngue, que demanda novas possibilidades educacionais.

Palabras clave : Implante Coclear; Educação Bilíngue para Surdos; Psicanálise; Subjetividade; Análise de Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )