SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Libras e implante coclear: contradição ou complementaridade?Aprender/ensinar filosofia em língua gestual portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar  e  MADEIRA, Diogo de Souza. As crônicas de Jorge Sérgio L. Guimarães e as representações da surdez entre as décadas de 1950 e 1960. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.173-192. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6130.

Este trabalho propõe analisar e discutir textos publicados pelo escritor Jorge Sérgio L. Guimarães entre as décadas de 50 e 60. O escritor, que era surdo, publicava suas pequenas crônicas, como colaborador, em três periódicos: Jornal das Moças, Shopping News do Rio e Jornal O Globo. Em 1961, os textos foram compilados no livro "Até onde o surdo vai". As narrativas apresentam indícios de um discurso hegemônico sobre a surdez ao mesmo tempo clínico e oralista, típico daquele período e anterior ao início dos estudos linguísticos e antropológicos das Línguas de Sinais e da surdez. O presente trabalho analisa os conceitos de surdez, oralismo e Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta Jorge Sérgio L. Guimarães como um importante cronista da surdez.

Palavras-chave : Representações; Surdez; Língua de Sinais; Oralismo; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )