SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3As crônicas de Jorge Sérgio L. Guimarães e as representações da surdez entre as décadas de 1950 e 1960Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CORREIA, Fátima Sá  e  COELHO, Orquídea. Aprender/ensinar filosofia em língua gestual portuguesa. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.193-217. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6466.

Admitindo que "la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle" (DERRIDA, 1988, p. 36) e defendendo uma visão linguístico-cultural da surdez, as aulas de Filosofia em contexto de surdez colocam problemas específicos. A tradução de conceitos filosóficos para língua gestual apresenta dificuldades particulares devido às caraterísticas das duas línguas (língua vocal e língua gestual/língua de sinais). Além disso, nem todos os conceitos filosóficos possuem gesto standard em língua gestual portuguesa. Dado o compromisso teórico e o imperativo legal (legislação portuguesa) de as aulas de Filosofia ocorrerem em língua gestual portuguesa, procurou-se perceber de que modo esta língua resolve o problema da ausência de gesto. Nesse sentido, solicitou-se a um grupo de docentes surdas/os de língua gestual portuguesa que explicassem textos filosóficos nos quais estão presentes alguns desses conceitos e analisaram-se essas produções gestuais com o intuito de extrair resultados elucidativos.

Palavras-chave : Língua Gestual Portuguesa; Filosofia; Tradução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )