SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Aprender / enseñar filosofía en el lenguaje gestual portuguesaEl futuro académico y profesional en las representaciones sociales de la high school secundaria de jóvenes sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ALBERTON, Bruna Fagundes Antunes  y  THOMA, Adriana da Silva. Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.218-239. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6383.

Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.

Palabras clave : Estudos Culturais; Educação Matemática para Surdos; Língua Brasileira de Sinais; Identidades Surdas; Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )