SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Aprender/ensinar filosofia em língua gestual portuguesaO futuro acadêmico e profissional nas representações sociais de jovens surdos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ALBERTON, Bruna Fagundes Antunes  e  THOMA, Adriana da Silva. Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.218-239. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6383.

Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Educação Matemática para Surdos; Língua Brasileira de Sinais; Identidades Surdas; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )