SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Mathematics for citizenship: curriculum discourses about mathematics education for the deafNarrative of the literary education in bilingual educational practice with deaf students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

GONCALVES, Arlete Marinho; NASCIMENTO, Ivany Pinto  and  LOBATO, Huber Kline Guedes. O futuro acadêmico e profissional nas representações sociais de jovens surdos do ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.240-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6393.

A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de jovens surdos moradores do arquipélago do Marajó sobre seu futuro acadêmico e profissional. O estudo está ancorado na Teoria das representações sociais. O lócus da pesquisa foi o município de Breves - PA. A metodologia foi de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista com auxilio de Intérprete de Libras. Foram entrevistados cinco surdos do ensino médio. A análise foi feita a partir do conteúdo temático. No que diz respeito ao futuro acadêmico e profissional, os jovens surdos afirmam que querem primeiramente fazer uma licenciatura e passar no Prolibras. No futuro profissional os surdos querem ser professores de Libras ou instrutores (professores) de surdos nos centros especializados ou escolas, e por fim, fazer com que seu trabalho possa ajudar o outro surdo a conhecer a língua própria de sua cultura - a Libras.

Keywords : Surdez; Representações Sociais; Futuro Acadêmico; Futuro Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )