SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Matemática para ciudadanos: discursos curriculares sobre la enseñanza de matematica para sordosNarrativas sobre la educación literaria bilingüe en la práctica pedagógica con alumnos sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GONCALVES, Arlete Marinho; NASCIMENTO, Ivany Pinto  y  LOBATO, Huber Kline Guedes. O futuro acadêmico e profissional nas representações sociais de jovens surdos do ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.240-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6393.

A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de jovens surdos moradores do arquipélago do Marajó sobre seu futuro acadêmico e profissional. O estudo está ancorado na Teoria das representações sociais. O lócus da pesquisa foi o município de Breves - PA. A metodologia foi de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista com auxilio de Intérprete de Libras. Foram entrevistados cinco surdos do ensino médio. A análise foi feita a partir do conteúdo temático. No que diz respeito ao futuro acadêmico e profissional, os jovens surdos afirmam que querem primeiramente fazer uma licenciatura e passar no Prolibras. No futuro profissional os surdos querem ser professores de Libras ou instrutores (professores) de surdos nos centros especializados ou escolas, e por fim, fazer com que seu trabalho possa ajudar o outro surdo a conhecer a língua própria de sua cultura - a Libras.

Palabras clave : Surdez; Representações Sociais; Futuro Acadêmico; Futuro Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )