SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdosNarrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

GONCALVES, Arlete Marinho; NASCIMENTO, Ivany Pinto  e  LOBATO, Huber Kline Guedes. O futuro acadêmico e profissional nas representações sociais de jovens surdos do ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.240-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6393.

A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de jovens surdos moradores do arquipélago do Marajó sobre seu futuro acadêmico e profissional. O estudo está ancorado na Teoria das representações sociais. O lócus da pesquisa foi o município de Breves - PA. A metodologia foi de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista com auxilio de Intérprete de Libras. Foram entrevistados cinco surdos do ensino médio. A análise foi feita a partir do conteúdo temático. No que diz respeito ao futuro acadêmico e profissional, os jovens surdos afirmam que querem primeiramente fazer uma licenciatura e passar no Prolibras. No futuro profissional os surdos querem ser professores de Libras ou instrutores (professores) de surdos nos centros especializados ou escolas, e por fim, fazer com que seu trabalho possa ajudar o outro surdo a conhecer a língua própria de sua cultura - a Libras.

Palavras-chave : Surdez; Representações Sociais; Futuro Acadêmico; Futuro Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )