SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdosControvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SIMIANO, Luciane Pandini  e  VASQUES, Carla Karnoppi. Entre palavras e vida: uma leitura sobre documentação pedagógica e narrativa no contexto da educação infantil inclusiva. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.281-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5842.

O presente texto discute a documentação pedagógica como um percurso narrativo, uma peculiar forma de ler o cotidiano, sustentar o encontro, estar em relação. A partir de uma experiência na educação infantil, o material empírico analisa parte de uma documentação, construída em conjunto com uma criança incluída, seus colegas e familiares. Tal estudo efetivou-se a partir do diálogo entre a filosofia de Walter Benjamin, a psicanálise, o direito à educação e a pedagogia italiana. A escrita de um diário inscreveu a história escolar de Marcello como possibilidade e não como determinação; constituiu o professor como um narrador, atento aos detalhes, aos restos e aos silêncios. Pensar a documentação como narrativa nos lança em uma zona estranha, incerta e fascinante. Um convite a inverter o olhar e pensar uma lógica que vê e narra a pequena criança e sua deficiência não como faltosa ou inábil, mas como força, potência e possibilidade.

Palavras-chave : Educação Infantil; Inclusão Escolar; Documentação Pedagógica; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )