SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Between word and life: a reading about pedagogical documentation and narrative in the context of inclusive early childhood educationVocational education, work and knowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PLANELLA, Jordi. Controvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomia. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.299-314. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6431.

O artigo propõe uma análise crítica de duas das categorias, que operam de forma relevante nas teorias e práticas relacionadas com a Pedagogia Social. Trata-se de estudar até que ponto a subjetividade é chamada cegamente à ideia de autonomia ou se, pelo contrário, pode ser baseada em uma interpretação positiva da idéia de dependência. Para isso, o artigo faz uma análise terminológica e pedagógica dos seus usos e abusos.

Keywords : Dependência; De Autonomia; De Subjetivação; De Pedagogia Social; Auto-Determinação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )