SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Entre palavras e vida: uma leitura sobre documentação pedagógica e narrativa no contexto da educação infantil inclusivaEducação profissional, trabalho e produção de saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PLANELLA, Jordi. Controvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomia. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.299-314. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6431.

O artigo propõe uma análise crítica de duas das categorias, que operam de forma relevante nas teorias e práticas relacionadas com a Pedagogia Social. Trata-se de estudar até que ponto a subjetividade é chamada cegamente à ideia de autonomia ou se, pelo contrário, pode ser baseada em uma interpretação positiva da idéia de dependência. Para isso, o artigo faz uma análise terminológica e pedagógica dos seus usos e abusos.

Palavras-chave : Dependência; De Autonomia; De Subjetivação; De Pedagogia Social; Auto-Determinação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )