SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Controversias socio-pedagógicas sobre la capacidad de ser sujeto: entre la dependencia y la autonomíaLas narraciones como recurso para la enseñanza de la historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de  y  FRANZOI, Naira Lisboa. Educação profissional, trabalho e produção de saberes. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.315-337. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742.

O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou "constituídos" e os saberes experiências dos alunos, ou "engajados", à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.

Palabras clave : Educação Profissional; Trabalho-Educação; Saberes do Trabalho; Ergologia; Dispositivo Dinâmico de 3 Polos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )