SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Controvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomiaAs narrativas como recurso para o ensino de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de  e  FRANZOI, Naira Lisboa. Educação profissional, trabalho e produção de saberes. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.315-337. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742.

O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou "constituídos" e os saberes experiências dos alunos, ou "engajados", à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.

Palavras-chave : Educação Profissional; Trabalho-Educação; Saberes do Trabalho; Ergologia; Dispositivo Dinâmico de 3 Polos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )