SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1El fenómeno bullying: diferencias entre niños y niñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

REIS, Neilton dos  y  PINHO, Raquel. Gêneros não-binários: identidades, expressões e educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.7-25. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7045.

Neste texto, apresentamos um ensaio teórico sobre a construção não-binária de gêneros, no qual destacamos o processo educativo como privilegiado para socialização de adolescentes, jovens e adultos, seja para manutenção, seja para (des)(re)construção de signos e significados que permeiam as identidades. Partimos da problematização das diferenças entre características naturais supostamente pré-discursivas e processo socioculturais para a compreensão de uma estruturação binária na concepção de gênero. Buscamos ainda debater a construção realizada no espaço escolar acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que as escolas têm assumido, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade identitária pode ser trabalhada.

Palabras clave : Binarismo de Gênero; Socialização Escolar; Identidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )