SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O fenômeno bullying: diferenças entre meninos e meninas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

REIS, Neilton dos  e  PINHO, Raquel. Gêneros não-binários: identidades, expressões e educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.7-25. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7045.

Neste texto, apresentamos um ensaio teórico sobre a construção não-binária de gêneros, no qual destacamos o processo educativo como privilegiado para socialização de adolescentes, jovens e adultos, seja para manutenção, seja para (des)(re)construção de signos e significados que permeiam as identidades. Partimos da problematização das diferenças entre características naturais supostamente pré-discursivas e processo socioculturais para a compreensão de uma estruturação binária na concepção de gênero. Buscamos ainda debater a construção realizada no espaço escolar acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que as escolas têm assumido, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade identitária pode ser trabalhada.

Palavras-chave : Binarismo de Gênero; Socialização Escolar; Identidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )