SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Gêneros não-binários: identidades, expressões e educaçãoA criança queer no cinema e as subversões das normas de gênero e sexualidade na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Fernanda; DASCANIO, Denise  e  VALLE, Tânia Gracy Martins do. O fenômeno bullying: diferenças entre meninos e meninas. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.26-46. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7014.

O fenômeno bullying caracteriza-se por agressões sempre em desigualdade de poder e envolve atos violentos. Este estudo teve por objetivo identificar os tipos de bullying (físico, verbal, psicológico, material, virtual ou sexual) mais prevalente na população estudada e comparar o bullying entre adolescentes do sexo masculino e feminino. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário, elaborado pela pesquisadora. Participaram 309 alunos, 142 do sexo masculino e 167 do sexo feminino, do 6º ao 8º ano de duas escolas, uma estadual e outra municipal. Os resultados apontaram 27% dos participantes envolveram-se em episódios de bullying e que o tipo de bullying mais prevalente foi o verbal, sendo apontado por 92% das meninas e 84% dos meninos; seguido do psicológico, assinalado por 70% das meninas e 53% dos meninos. O bullying físico, contou com 46% de relatos femininos e 44% masculinos, o material foi mencionado por 27% das meninas e 16% dos meninos. No bullying tipo sexual houve maior diferença entre os sexos, sofrido por 38% das meninas e por 16% dos meninos. Somente 13% das meninas e 12% dos meninos, mencionaram sofrer o bullying virtual. Corroborando com pesquisas da área, no presente estudo a maior porcentagem de vítimas foi do sexo feminino e divergindo da literatura as meninas relataram ser agredidas verbalmente mais por meninos do que por meninas.

Palavras-chave : Bullying Escolar; Violência entre Pares; Diferença entre Sexos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )