SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O fenômeno bullying: diferenças entre meninos e meninasA quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SIERRA, Jamil Cabral  e  CESAR, Maria Rita de Assis. A criança queer no cinema e as subversões das normas de gênero e sexualidade na escola. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.47-60. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7036.

Esse trabalho pretende discutir, a partir de dois filmes de temática queer, Tomboy e Ma vie en rose, como certas experiências com o corpo, o gênero e a sexualidade podem subverter a norma heterossexual e, com isso, ressignificar o próprio espaço da escola tão marcadamente preconceituoso e excludente. Para isso, o texto compõe-se de dois momentos: no primeiro deles, fazemos uma breve análise de como temos concebido a teorização queer, bem como de que maneira temos percebido suas potencialidades tanto teóricas como políticas no deslocamento da objetificação identitária dos corpos e dos gêneros; no segundo momento, tomamos a experiência cinematográfica para pensar como seria possível a constituição de vivências-afetivo-corporais capazes de deslocar o regime heteronormativo que institui os lugares do masculino e do feminino, bem como estabelecer os reflexos disso no campo escolar/educacional.

Palavras-chave : Cinema Queer; Gênero; Tomboy; Ma Vie En Rose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )