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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SEFFNER, Fernando  e  PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável?. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.61-81. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6986.

As questões de gênero e sexualidade oscilam, há alguns anos, entre propostas explícitas de abordagem na escola, como foi o caso do tema transversal Orientação Sexual no interior dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e sua negação, como recentemente foi a polêmica sob o rótulo de "ideologia de gênero", quando muitos municípios e estados retiraram de seus planos de educação a menção a gênero e sexualidade. Há claramente uma disputa política no interior da sociedade brasileira entre grupos que não desejam sua abordagem pela escola e outros que defendem com ardor que esses temas sejam ensinados de modo explícito. A partir da etnografia de cenas escolares, o texto evidencia que as salas de aula são locais altamente generificados, atravessados por questões de sexualidade e que a abordagem desses temas atende tanto à alfabetização científica quanto a numerosos outros propósitos em educação, que dizem respeito à preparação para a vida no espaço público de corte republicano.

Palavras-chave : Escola; Educação; Gênero; Sexualidade; Brasil.

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