SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Todos quieren saber, pero nada se les dice: una educación sin género y sin sexualidad es deseable?Escola, homosexualidades y homofobia: rememorando experiencias en la educación física escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOARES, Alexandre Gomes  y  ALMEIDA, Daniel Manzoni de. Análise de trabalhos apresentados na ANPED (2004 a 2013) com a temática de gênero e sexualidade no ensino das ciências. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.82-96. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6759.

O tema gênero e sexualidade vem se delineando nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente no Grupo de Trabalho 4 - Didática (GT 4) e no Grupo de Trabalho 23 - Gênero, Sexualidade e Educação (GT 23). O objetivo deste artigo é analisar e compreender como esses GTs vêm concebendo pesquisas que tratam dessa temática com foco no ensino de Ciências, nas reuniões anuais da ANPEd, no período de 2004 a 2013. A metodologia utilizada envolveu a identificação e a análise dos trabalhos publicados nos anais das reuniões e o levantamento do total de artigos publicados pelos GTs 4 e 23, destacando os que trazem propostas didáticas e análises sobre ensino de gênero e sexualidade no tocante ao ensino de Ciências. Concluímos em nossa análise uma reduzida abordagem científica das temáticas sobre gênero e sexualidade no contexto das práticas pedagógicas no universo do ensino de Ciências.

Palabras clave : Gênero e sexualidade; Ensino de Ciências; ANPEd.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )