SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Análisis de los artículos que se presentaron en ANPED (2004 2013) con los temas de género y sexualidad en la educación de las cienciasExperiencias escolares de estudiantes trans índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PRADO, Vagner Matias do  y  RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Escola, homossexualidades e homofobia: rememorando experiências na educação física escolar. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.97-114. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7049.

Ancorado nos estudos de gênero e teoria queer, o presente trabalho objetiva problematizar como a marcação social da homossexualidade é instituída por intermédio de práticas escolares da Educação Física. Apresentam-se relatos da realização de seis entrevistas semiestruturadas com jovens adultos, que se autorreconheceram como homossexuais, acerca de suas experiências em aulas de educação física. Os resultados permitem problematizar que as sexualidades não heterossexuais são estigmatizadas e inseridas em relações hierárquicas nas quais jovens homossexuais são alvo constante de manifestações de preconceito que negativizam suas expressões desejantes. A compreensão sobre algumas práticas corporais na perspectiva dicotômica do gênero, como as esportivas, reitera o processo de construção cultural das masculinidades e feminilidades, relegando às homossexualidades ao âmbito das "ininteligibilidades" sociais.

Palabras clave : Educação Física Escolar; Homossexualidades; Homofobia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )