SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Escola, homosexualidades y homofobia: rememorando experiencias en la educación física escolarEducación en derechos humanos y asuntos sociales de género: debates en una búsqueda "educación más humana" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CRUZ, Tânia Mara  y  SANTOS, Tiago Zeferino dos. Experiências escolares de estudantes trans. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.115-137. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7041.

Este estudo busca resgatar memórias, enquanto estudantes, de duas transexuais femininas, assim autodefinidas, de Tubarão - SC, no intuito de analisar suas experiências escolares durante o paulatino processo de feminilização. Trata-se de pesquisa qualitativa, construída com recortes de histórias de vida na Educação Básica em escolas públicas e nas licenciaturas de História e de Letras em universidades privadas. A pesquisa empírica se deu a partir de entrevistas com roteiro semiestruturado, sendo analisada a partir dos pressupostos dos estudos de gênero e de educação. O contraditório espaço escolar apresentou-se como lugar de discriminação heterossexista, vigilante contra quem não se enquadrasse nos padrões binários e hegemônicos de gênero e de sexualidade. No entanto, devido ao suporte de colegas e da resistência das estudantes trans, tal contexto não as impediu de seguir estudando.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Transexualidade; Experiências Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )