SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Escola, homossexualidades e homofobia: rememorando experiências na educação física escolarEducação em direitos humanos e relações sociais de gênero: discussões em busca de uma "educação mais humana" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CRUZ, Tânia Mara  e  SANTOS, Tiago Zeferino dos. Experiências escolares de estudantes trans. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.115-137. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7041.

Este estudo busca resgatar memórias, enquanto estudantes, de duas transexuais femininas, assim autodefinidas, de Tubarão - SC, no intuito de analisar suas experiências escolares durante o paulatino processo de feminilização. Trata-se de pesquisa qualitativa, construída com recortes de histórias de vida na Educação Básica em escolas públicas e nas licenciaturas de História e de Letras em universidades privadas. A pesquisa empírica se deu a partir de entrevistas com roteiro semiestruturado, sendo analisada a partir dos pressupostos dos estudos de gênero e de educação. O contraditório espaço escolar apresentou-se como lugar de discriminação heterossexista, vigilante contra quem não se enquadrasse nos padrões binários e hegemônicos de gênero e de sexualidade. No entanto, devido ao suporte de colegas e da resistência das estudantes trans, tal contexto não as impediu de seguir estudando.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Transexualidade; Experiências Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )