SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Experiências escolares de estudantes transProfessores e professoras de ciências de Aracaju- SE frente à homossexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MACIEL, Talita Santana  e  BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Educação em direitos humanos e relações sociais de gênero: discussões em busca de uma "educação mais humana". Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.138-156. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7006.

Este texto tem por objetivo refletir, por meio de estudo bibliográfico, sobre os pressupostos da educação em direitos humanos, especialmente no que concerne às relações sociais de gênero, e apresentar aspectos teórico-metodológicos que possam subsidiar a prática pedagógica em sala de aula. Entendemos que, em meio ao contexto neoliberal e das consequências negativas que tal ideologia causou, a educação em direitos humanos torna-se um dos instrumentos fundamentais para a concretização de uma cultura dos direitos humanos que seja capaz de transformar relações e práticas sociais, inclusive relações sociais de gênero, concorrendo para a perpetuação de uma "educação mais humana". Para tanto, é essencial que o fazer educativo tenha caráter político, caminhe em uma perspectiva de formação axiológica e aconteça cotidianamente.

Palavras-chave : Educação; Direitos Humanos; Gênero; Neoliberalismo; Professor(A).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )