SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Education in human rights and social affairs gender: discussions on a search "education more human"Gender, sexuality and the importance of intercultural pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BARRETO, Mônica Ismerim  and  ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. Professores e professoras de ciências de Aracaju- SE frente à homossexualidade. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.157-176. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6911.

Na escola, o professor de Ciências é considerado o que tem o 'saber competente' para discutir temas ligados à sexualidade. Porém, a formação deste professor, muitas vezes, não contempla tais temas. Esse trabalho teve como objetivo analisar se professores de Ciências das escolas municipais de Aracaju que participam do programa "Horas de Estudo" saberiam atuar de forma efetiva frente ao tema homossexualidade. Os dados foram obtidos por meio de questionário. O grupo pesquisado apresenta dificuldades no que se refere à forma de agir frente às agressões contra alunos homossexuais. Isso indica a necessidade que a formação contemple aspectos ligados à sexualidade.

Keywords : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Homossexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )