SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Educação em direitos humanos e relações sociais de gênero: discussões em busca de uma "educação mais humana"Gênero, sexualidade e a importância de práticas pedagógicas interculturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BARRETO, Mônica Ismerim  e  ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. Professores e professoras de ciências de Aracaju- SE frente à homossexualidade. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.157-176. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6911.

Na escola, o professor de Ciências é considerado o que tem o 'saber competente' para discutir temas ligados à sexualidade. Porém, a formação deste professor, muitas vezes, não contempla tais temas. Esse trabalho teve como objetivo analisar se professores de Ciências das escolas municipais de Aracaju que participam do programa "Horas de Estudo" saberiam atuar de forma efetiva frente ao tema homossexualidade. Os dados foram obtidos por meio de questionário. O grupo pesquisado apresenta dificuldades no que se refere à forma de agir frente às agressões contra alunos homossexuais. Isso indica a necessidade que a formação contemple aspectos ligados à sexualidade.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Homossexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )