SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Los maestros de la ciencia Aracaju- SE frente a la homosexualidadFuturo en dimensión socio del proyecto afectivo: cómo construir la percepción de alumnos de educación secundaria en Portugal y en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MACHADO, Carla Silva. Gênero, sexualidade e a importância de práticas pedagógicas interculturais. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.177-191. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6992.

O presente artigo objetiva salientar a importância das práticas pedagógicas interculturais na perspectiva apresentada por Fleuri (2003) e Candau (2015, 2011). Faremos nosso recorte nas questões que envolvem Gênero e Educação, a partir da percepção de que esta tem sido uma temática bastante discutida. O tema teve destaque no ano de 2015, em que se discutiu amplamente o Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos. Ele ganhou destaque em função de posições bastante antagônicas acerca de sua inclusão no PNE. Neste artigo, daremos ênfase às práticas midiáticas na educação, abordando especificamente o cinema e as discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Para contribuir com a discussão contaremos com autores que tratam da relação entre comunicação e educação, tais como Orozco (1997), Martín-Barbero (2013), Bacega (2009) e outros. Na discussão, envolvendo cinema, educação, gênero e sexualidade, traremos Louro (2014, 2013, 2008), Duarte (2009), Ferrari e Castro (2012), além de outros estudiosos que abordam as relações entre mídia-sexualidade-gênero-educação.

Palabras clave : Educação Intercultural; Mídia; Sexualidade; Gênero; Cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )