SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Género, sexualidad y la importancia de la educación intercultural prácticasMasculinidades hegemónicas y disidencias: tensiones curriculares en cotidianos de escuelas de la periferia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ARAUJO, Marilia Frassetto de; ROSSI, Célia Regina; RODRIGUESTEIXEIRA, Maria Filomena  y  RIBEIRO, Pala Regina Costa. Projeto de futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos/as do ensino secundário em Portugal e do ensino médio no Brasil. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.192-213. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7032.

A pesquisa buscou compreender o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos/as do Ensino Médio em Portugal e no Brasil. A base teórica se deu através dos conceitos de cultura e adolescência como construções culturais e entende o projeto de futuro na referida dimensão como a definição dos afetos e paixões. Através de grupo focal com os/as adolescentes foi possível analisar suas narrativas sobre o tema, conhecer e analisar os discursos produzidos por eles/as sobre assuntos relacionados a sexualidade, gênero e diversidade sexual. A pesquisa verificou que a maioria dos/as adolescentes refletiam sobre seus projetos de futuro na dimensão sócio afetiva e apontou as diferenças que permeiam os comportamentos dos garotos e das garotas. É essencial problematizar esses assuntos de maneira ética e permitir que o/a adolescente reflita sobre seus relacionamentos entre pares, com a família, na comunidade, com responsabilidade e criticidade. A educação escolar é parte central neste processo.

Palabras clave : Projeto de Futuro; Adolescentes; Sexualidade; Relações de Gênero; Diversidade Sexual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )