SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Gênero, sexualidade e a importância de práticas pedagógicas interculturaisMasculinidades hegemônicas e dissidências: tensões curriculares em cotidianos de escolas da periferia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ARAUJO, Marilia Frassetto de; ROSSI, Célia Regina; RODRIGUESTEIXEIRA, Maria Filomena  e  RIBEIRO, Pala Regina Costa. Projeto de futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos/as do ensino secundário em Portugal e do ensino médio no Brasil. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.192-213. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7032.

A pesquisa buscou compreender o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos/as do Ensino Médio em Portugal e no Brasil. A base teórica se deu através dos conceitos de cultura e adolescência como construções culturais e entende o projeto de futuro na referida dimensão como a definição dos afetos e paixões. Através de grupo focal com os/as adolescentes foi possível analisar suas narrativas sobre o tema, conhecer e analisar os discursos produzidos por eles/as sobre assuntos relacionados a sexualidade, gênero e diversidade sexual. A pesquisa verificou que a maioria dos/as adolescentes refletiam sobre seus projetos de futuro na dimensão sócio afetiva e apontou as diferenças que permeiam os comportamentos dos garotos e das garotas. É essencial problematizar esses assuntos de maneira ética e permitir que o/a adolescente reflita sobre seus relacionamentos entre pares, com a família, na comunidade, com responsabilidade e criticidade. A educação escolar é parte central neste processo.

Palavras-chave : Projeto de Futuro; Adolescentes; Sexualidade; Relações de Gênero; Diversidade Sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )