SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Projeto de futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos/as do ensino secundário em Portugal e do ensino médio no BrasilO funk ostentação como pedagogia cultural: música, consumo e a produção de subjetividades femininas na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da  e  GOULART, Treyce Ellen Silva. Masculinidades hegemônicas e dissidências: tensões curriculares em cotidianos de escolas da periferia. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.214-232. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6851.

As identidades (sexuais), em sua relação com o espaço escolar estão, a todo tempo, tensionando e sofrendo a interpelação dos currículos. Considerando esse cenário, a partir das contribuições das teorias de gênero e sexualidades e da metodologia de Observação Participante, esse artigo objetivou questionar os modos como as masculinidades hegemônicas de duas escolas públicas da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro são performatizadas e interagem com as identidades sexuais dissidentes, a exemplo de gays, travestis e transexuais (GT). Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos a partir de práticas docentes dos autores, buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogá-los sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno da(s) masculinidade(s) negra(s).

Palavras-chave : Currículos; Performances; Masculinidades; Dissidências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )