SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Masculinidades hegemónicas y disidencias: tensiones curriculares en cotidianos de escuelas de la periferiaGénero, sexualidad y derechos humanos en la educación escolar: entre igualdades y diversidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

VARGAS, Juliana Ribeiro de  y  CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O funk ostentação como pedagogia cultural: música, consumo e a produção de subjetividades femininas na escola. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.233-254. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7021.

O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir dos Estudos de Gênero e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, tem como objetivo analisar e problematizar o modo como os discursos sobre gênero, sexualidade e consumo visibilizados por músicas filiadas ao gênero conhecido como funk ostentação têm operado na constituição de subjetividades em um grupo de jovens alunas, estudantes de uma rede pública de ensino. O material empírico da pesquisa decorre de observações participantes, registros em diário de campo, análise de arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das participantes da pesquisa e rodas de conversa realizadas com elas. As análises das músicas, bem como das rodas de conversa, evidenciam que o funk ostentação é uma importante pedagogia cultural que tem operado na produção das subjetividades femininas ao indicar determinado modo de ser mulher na contemporaneidade.

Palabras clave : Estudos Culturais; Gênero; Discurso; Feminilidade; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )