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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VARGAS, Juliana Ribeiro de  e  CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O funk ostentação como pedagogia cultural: música, consumo e a produção de subjetividades femininas na escola. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.233-254. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7021.

O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir dos Estudos de Gênero e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, tem como objetivo analisar e problematizar o modo como os discursos sobre gênero, sexualidade e consumo visibilizados por músicas filiadas ao gênero conhecido como funk ostentação têm operado na constituição de subjetividades em um grupo de jovens alunas, estudantes de uma rede pública de ensino. O material empírico da pesquisa decorre de observações participantes, registros em diário de campo, análise de arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das participantes da pesquisa e rodas de conversa realizadas com elas. As análises das músicas, bem como das rodas de conversa, evidenciam que o funk ostentação é uma importante pedagogia cultural que tem operado na produção das subjetividades femininas ao indicar determinado modo de ser mulher na contemporaneidade.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Gênero; Discurso; Feminilidade; Subjetividade.

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