SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O funk ostentação como pedagogia cultural: música, consumo e a produção de subjetividades femininas na escolaBrincadeiras de meninos e meninas: cenas de gênero na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de  e  FELIX, Jeane. Gênero, sexualidade e direitos humanos na educação escolar: entre igualdades e diversidades, a diferença. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.255-272. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6787.

Esse texto objetiva discutir tensionamentos políticos e pedagógicos envolvidos no desdobrar do direito à educação como um direito à igualdade e à diferença; e pensar o desafio do se criar uma zona de habitação entre igualdade e diferença no campo das políticas públicas educacionais, tomando o gênero como um operador de análises. O movimento metodológico é o de tentar imprimir um olhar de problematização, posicionando-nos contra o esvaziamento de sentidos pela naturalização de noções tão utilizadas na luta política como a de direitos e a de humanidade. Nesses tempos em que alunos/as e professoras/es se perguntam o que estão fazendo ali, nos parece que a escola tem uma função fundamental de educar para a cidadania. Apostamos na potencialidade de se fazer (micro)política no ambiente educacional, exercitando coletivamente, por entre polifonia de vozes diversas, o direito à educação (e não só a escolar) como um direito de todos/as, de cada grupo e de cada um/a.

Palavras-chave : Educação; Escola; Direitos Humanos; Gênero; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )