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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PEREIRA, Angélica Silvana  y  OLIVEIRA, Ericka Marcelle Barbosa de. Brincadeiras de meninos e meninas: cenas de gênero na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.273-288. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7061.

Uma das possibilidades das brincadeiras na educação infantil é dar visibilidade às relações de gênero que são construídas histórica e culturalmente nos mais variados espaços sociais. Nas instituições de Educação Infantil, meninos e meninas têm o direito de acesso aos mesmos espaços, mas nem sempre às mesmas oportunidades de manifestarem de forma livre suas intenções, desejos e brincadeiras sem que isso cause estranhezas e demarcações de limites, principalmente no tocante ao gênero. Neste texto será apresentado um recorte de um estudo que teve como objetivo conhecer e problematizar concepções de gênero presentes nas práticas de crianças durante as brincadeiras em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Maceió-AL, considerando-se o brincar como um meio de ressignificação e reinterpretação da cultura legitimada socialmente.

Palabras clave : Gênero; Educação Infantil; Brincadeiras.

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