SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Niños y niñas del juego: escenas de género en la educación de la primera infanciaLa sexualidad en el horizonte del discurso posmoderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

POCAHY, Fernando Altair. Botando corpo, (des)fazendo gênero. Uma ferramenta para a pesquisa-intervenção na educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.289-308. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923.

Esse artigo apresenta o percurso de experimentação de uma metodologia de pesquisa- intervenção no campo da educação escolar, com ênfase para o estudo das relações de gênero, sexualidade e gerações em interseccionalidades com outros marcadores sociais de identidade e diferença. Buscou-se com o presente estudo compreender como determinadas posições de sujeito se produzem e quais mecanismos de inteligibilidade e negociações de significados encontram-se presentes em determinados contextos da educação escolar, no mesmo instante em que nos alojamos na perspectiva tática da reversibilidade das formas de objetivação das subjetividades e das desigualdades sociais decorrentes destes discursos através da formulação de ferramentas para a pesquisa-intervenção. Os resultados dessa experimentação metodológica apontam que pesquisa-intervir pode funcionar no sentido de alerta a que estamos ativamente envolvidos na disputa dos processos de significação do corpo, gênero e sexualidade cotidianos.

Palabras clave : Corpo; Gênero; Sexualidade; Interseccionalidade; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )