SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Brincadeiras de meninos e meninas: cenas de gênero na educação infantilA sexualidade no horizonte do discurso pós-moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

POCAHY, Fernando Altair. Botando corpo, (des)fazendo gênero. Uma ferramenta para a pesquisa-intervenção na educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.289-308. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923.

Esse artigo apresenta o percurso de experimentação de uma metodologia de pesquisa- intervenção no campo da educação escolar, com ênfase para o estudo das relações de gênero, sexualidade e gerações em interseccionalidades com outros marcadores sociais de identidade e diferença. Buscou-se com o presente estudo compreender como determinadas posições de sujeito se produzem e quais mecanismos de inteligibilidade e negociações de significados encontram-se presentes em determinados contextos da educação escolar, no mesmo instante em que nos alojamos na perspectiva tática da reversibilidade das formas de objetivação das subjetividades e das desigualdades sociais decorrentes destes discursos através da formulação de ferramentas para a pesquisa-intervenção. Os resultados dessa experimentação metodológica apontam que pesquisa-intervir pode funcionar no sentido de alerta a que estamos ativamente envolvidos na disputa dos processos de significação do corpo, gênero e sexualidade cotidianos.

Palavras-chave : Corpo; Gênero; Sexualidade; Interseccionalidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )