SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Echando cuerpo, (des)haciendo género. Una herramienta para la investigación-intervención en la educaciónLa alfabetización musical y los paradigmas educacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LAGO, Clenio; TAROUCO, Sabryna Joane Voos Bortoncello  y  SILVA JUNIOR, Edinaldo Enoque da. A sexualidade no horizonte do discurso pós-moderno. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.309-328. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.4380.

No momento de crise dos referenciais em que as relações passam do âmbito da estabilidade (até que a morte os separe, para eternas enquanto durem), a serem fruídas, voláteis, sem muita estabilidade, que qualquer comportamento parece correto, importa compreender o processo constitutivo da sexualidade, no horizonte do discurso pós-moderno. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e coleta dos dados por meio de entrevistas individuais estruturadas com base em socialização e debate do tema no momento da entrevista. Com a pesquisa pode-se concluir que a crise moderna dá origem a várias "desconstruções" e traz como continuidade desse processo a pós-modernidade, com suas crises e quebra de tabus, mostrando-nos o quanto as relações pós-modernas estão vazias, inseguras e fragmentadas, mas representa um momento, um enfoque histórico que não pode ser ignorado, à medida que coloca em cena o humano em seu devir contingencial. Contudo, constitui possibilidade de diálogo enquanto poder fazer emergir a diversidade, que se, apenas em si, por si e para si é temerária e egoística.

Palabras clave : Formação; Sexualidade; Discurso; Pós-Moderno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )