SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1La sexualidad en el horizonte del discurso posmodernoLa urgencia de una "pedagogía del movimiento " de las personas afectadas por represas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MALAQUIAS, Tadeu Aparecido  y  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A alfabetização musical e os paradigmas educacionais. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.329-347. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6086.

O artigo apresenta as concepções atuais de alfabetização musical e suas relações com as questões paradigmáticas da educação, expondo os diferentes tipos de paradigmas e suas modificações. A possibilidade de apresentar, relacionar e debater as questões referentes aos paradigmas e às contribuições de autores para a alfabetização musical, caracterizando o egresso, são outros objetivos deste trabalho. A relevância do tema está no escasso debate sobre os paradigmas na educação musical e na possibilidade que o seu estudo pode proporcionar ao educador no processo de alfabetização musical. De natureza bibliográfica e documental, o estudo se fundamenta nos trabalhos de Schafer (1992, 1997) e Swanwick (1979, 2003, 2014). Os resultados apontam para a nova tendência da alfabetização musical, que passa a ter um compromisso inclusivo, tornando-se acessível não só ao estudante que tem como objetivo ser um músico profissional, mas também a pessoas de diferentes contextos sociais.

Palabras clave : Alfabetização musical; Paradigmas educacionais; Educação Musical.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )