SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1A alfabetização musical e os paradigmas educacionaisWhich chemistry teach? Reflections about the chemical education and formation of readers in classes of chemistry in secondary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CORREA, Sérgio Roberto Moraes  and  SILVA, Severino Bezerra da. A emergência de uma pedagogia do movimento dos povos atingidos por barragem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.348-365. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6451.

O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O locus da pesquisa foi o Município de Tucuruí, no Estado do Pará, onde foi construída a Hidrelétrica de Tucuruí, um dos grandes projetos do modelo desenvolvimentista conservador, que produziu grandes impactos sociais e ambientais e provocou o surgimento de movimentos sociais de resistência, como o MAB. Como recorte, esse texto se propõe a analisar a proposta de Educação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Como resultado, verifica-se que essa proposta de educação expressa a emergência de uma Pedagogia do Movimento dos Povos Atingidos por Barragem, que se posiciona num campo crítico e contra-hegemônico.

Keywords : MAB; Educação; Pedagogia do Movimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )