SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1La alfabetización musical y los paradigmas educacionalesQué química enseñar? Reflexiones acerca de educación química y formación de lectores en las aulas de química en la educación secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CORREA, Sérgio Roberto Moraes  y  SILVA, Severino Bezerra da. A emergência de uma pedagogia do movimento dos povos atingidos por barragem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.348-365. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6451.

O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O locus da pesquisa foi o Município de Tucuruí, no Estado do Pará, onde foi construída a Hidrelétrica de Tucuruí, um dos grandes projetos do modelo desenvolvimentista conservador, que produziu grandes impactos sociais e ambientais e provocou o surgimento de movimentos sociais de resistência, como o MAB. Como recorte, esse texto se propõe a analisar a proposta de Educação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Como resultado, verifica-se que essa proposta de educação expressa a emergência de uma Pedagogia do Movimento dos Povos Atingidos por Barragem, que se posiciona num campo crítico e contra-hegemônico.

Palabras clave : MAB; Educação; Pedagogia do Movimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )