SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Qual química ensinar? Reflexões a respeito da educação química e formação de leitores em aulas de química no ensino médioPráticas coercitivas na educação: o que dizem e o que fazem os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BICCA, Angela Dillmann Nunes; CUNHA, Ana Paula de Araujo  e  BIERHALS, Raquel Neutzling. Marcas de oralidad en el Caderno Kzuka - un enfoque desde la perspectiva de los estudios culturales. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.382-401. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6583.

En este estudio, hemos tratado de entender cómo las marcas de oralidad presentes en el periodismo están involucradas en la formación de las identidades culturales juveniles. Sobre la base de los Estudios Culturales, argumentamos, a partir del enfoque discursivo de representación cultural, las formas en que el Caderno Kzuka - boletín semanal del diario gaucho "Zero Hora" - promueve una forma de educación cultural, incorporando expresiones y elementos típicamente juveniles al texto escrito en el semanario.

Palavras-chave : Periodismo; Oralidad; Pedagogías Culturales; Identidades.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )