SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Qual química ensinar? Reflexões a respeito da educação química e formação de leitores em aulas de química no ensino médioPráticas coercitivas na educação: o que dizem e o que fazem os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BICCA, Angela Dillmann Nunes; CUNHA, Ana Paula de Araujo  e  BIERHALS, Raquel Neutzling. Marcas de oralidade no Caderno Kzuka - um olhar sob a perspectiva dos estudos culturais. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.382-401. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6583.

Neste estudo, buscamos compreender como as marcas de oralidade presentes no jornalismo estão implicadas na constituição de identidades culturais juvenis. Sob a perspectiva dos Estudos Culturais, discutimos, a partir da abordagem discursiva da Representação Cultural, os modos como o Caderno Kzuka - periódico semanal do jornal gaúcho Zero Hora - promove uma forma de Pedagogia Cultural, ao incorporar expressões e elementos tipicamente juvenis ao texto escrito no semanário.

Palavras-chave : Jornalismo; Oralidade; Pedagogias Culturais; Identidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )