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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GLIDDEN, Rosina Forteski  y  GROSS, Ivan. Práticas coercitivas na educação: o que dizem e o que fazem os professores. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.402-424. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.4264.

No contexto da formação do professor o uso de coerção é uma prática criticada, na prática o professor parece fazer uso de tais estratégias e desconhecer práticas alternativas de interação e ensino. O objetivo deste trabalho foi verificar a correspondência entre o relato e a prática acerca do uso de eventos coercitivos nas interações professor-aluno em quatro professoras dos anos iniciais do ensino público. Para tanto, foi utilizada uma metodologia combinada: questionário e observação direta. Os resultados apontaram a ocorrência de níveis de não-correspondência verbal/não-verbal em todas as participantes. Conclui-se pela necessidade, como aponta a literatura, de focalizar a análise dos comportamentos emitidos em relação ao que é relatado sobre a mesma realidade.

Palabras clave : Psicologia; Educação; Correspondência Verbal e Não-verbal; Práticas Coercitivas; Psychology; Education; Speaking And Non-Speaking Correspondence; Coercive Practices.

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