SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2La nanopartícula de la fe en la intervención de los enfermerosEl coordinador pedagógico en la escuela pública: dilemas, contradicciones y desafíos de un profisional principiante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

COSTA, Maria da Conceição. Linguagem musical e planejamento docente: quando os tons não coincidem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.40-58. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5827.

O artigo aborda a música e sua utilização nos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao lugar que esta ocupa na prática docente, do planejamento ao desdobramento da aula. Através de observações de aulas de professores de turmas de 2º e 3º ano de uma escola pública estadual do município de Pau dos Ferros/RN e seus respectivos planos, constata-se que, nos planos de aula, o lugar ocupado pela música está centrado na aquisição de conteúdos abordados nas disciplinas ministradas nos anos iniciais. Tanto os planos de aula quanto a prática docente apresentam lacunas na clareza dos objetivos, na coerência entre o que está posto no plano em seus itens e a transposição didática. Tal constatação contribui para o esvaziamento de um trabalho com a arte musical enquanto formadora individual e coletiva que possibilite condutas discentes criativas, secundarizando o papel educativo escolar

Palabras clave : Música; Planejamento; Sala de Aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )