SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Lenguaje musical y planeamiento educativo: cuando los tonos no coincidenEducación en la cara del nuevas formas de sociabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.59-78. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5718.

A questão principal que fundamenta esta pesquisa diz respeito ao papel do coordenador pedagógico, principalmente o coordenador iniciante nesta função, bem como seus dilemas e desafios. Tem como objetivos: compreender a função do coordenador pedagógico e suas respectivas atribuições, identificar os principais dilemas e desafios do coordenador iniciante e reconhecer através de suas percepções as marcas do seu trabalho no que se refere aos aspectos objetivos e subjetivos. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento de coleta de dados foram os diários de aula, seguindo as orientações de Zabalza. Para lidar com os dilemas da função, o coordenador precisa vencer desafios, como: aprimorar sua própria formação, estabelecer relações de harmonia, respeito e profissionalismo, construir um trabalho coletivo fundamentado na discussão de ideias para mudar a cultura escolar sem imposição, mas por necessidade.

Palabras clave : Coordenador Iniciante; Dilemas; Desafios; Diários de Aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )