SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Educación en la cara del nuevas formas de sociabilidade"El aprendizaje y la enseñanza de una nueva lección" a través de la experiencia educativa de PARFOR/Tocantinópolis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CAMPOS, Marília Andrade Torales; BRANCO, Veronica  y  DANIEL, Leziany Silveira. Organização do espaço e do tempo educativo-escolar: análise de uma experiência de educação integral. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.100-118. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333.

Neste artigo propomos uma reflexão sobre as políticas públicas de educação no que se refere a experiências no campo da temática da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral; mais especificamente, trata do processo de ampliação e uso do tempo educativo-escolar efetivado no Município de Apucarana/PR. A escolha deste objeto de pesquisa se justifica pela emergência de uma nova realidade político-econômica no país, o que impõe a necessidade de repensar a escola e suas funções sociais. Assim, a partir da experiência analisada, mostramos indícios de surgimento de uma nova concepção de escola, baseada em uma estrutura comunitária, ou mesmo de comunidades de aprendizagem, transcendendo o clássico binômio professor-aluno e incorporando novos sujeitos ensinantes e aprendentes. A compreensão dos dados torna latente a importância de repensar o significado dos espaços e do tempo, não só da escola, mas também das famílias e das comunidades no atual contexto social.

Palabras clave : Educação Integral; Uso do Tempo Escolar; Espaços Pedagógico-Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )