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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CAMPOS, Marília Andrade Torales; BRANCO, Veronica  e  DANIEL, Leziany Silveira. Organização do espaço e do tempo educativo-escolar: análise de uma experiência de educação integral. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.100-118. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333.

Neste artigo propomos uma reflexão sobre as políticas públicas de educação no que se refere a experiências no campo da temática da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral; mais especificamente, trata do processo de ampliação e uso do tempo educativo-escolar efetivado no Município de Apucarana/PR. A escolha deste objeto de pesquisa se justifica pela emergência de uma nova realidade político-econômica no país, o que impõe a necessidade de repensar a escola e suas funções sociais. Assim, a partir da experiência analisada, mostramos indícios de surgimento de uma nova concepção de escola, baseada em uma estrutura comunitária, ou mesmo de comunidades de aprendizagem, transcendendo o clássico binômio professor-aluno e incorporando novos sujeitos ensinantes e aprendentes. A compreensão dos dados torna latente a importância de repensar o significado dos espaços e do tempo, não só da escola, mas também das famílias e das comunidades no atual contexto social.

Palavras-chave : Educação Integral; Uso do Tempo Escolar; Espaços Pedagógico-Escolares.

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