SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2La organización del espacio y del espacio educativo-escolar: análisis de una experiencia de educación integralAtendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage: otras maneras de hacer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PINHO, Maria José de; PEREIRA, Fabíola Andrade  y  ARAUJO, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves. "Aprendendo e ensinando uma nova lição" por meio da experiência educativa do PARFOR/Tocantinópolis. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.119-136. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6073.

No presente artigo aborda-se o aprender e o ensinar com base na experiência educativa vivenciada por acadêmicos em formação pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, com foco no curso de Pedagogia, ofertado pelo Campus de Tocantinópolis. O caminho percorrido passa pela discussão da formação de professores em serviço e focaliza, com maior ênfase, os contextos social e histórico em que as políticas de formação de professores foram criadas. Busca-se extrair elementos que possibilitem refletir a centralidade da formação acadêmica inicial do pedagogo que atua no mercado de trabalho. Além disso, pretende-se desvelar, por meio da formação em serviço, os caminhos percorridos pelos sujeitos, suas expectativas e dificuldades enfrentadas, bem como os desafios da universidade como instituição promotora de formação, destacando-se o trabalho dos professores e, desse modo, contribuir e assegurar a qualidade da formação desses profissionais.

Palabras clave : PARFOR; Formação de Professor; Ensino; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )