SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2"Learning and teaching a new lesson" through the educational experience of the PARFOR / TocantinópolisConceptions about the history of science presented in the textbooks of the early years in the state of Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CHRISTOFARI, Ana Carolina  and  TEZZARI, Mauren Lúcia. Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem: outras formas de fazer. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.137-155. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848.

O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.

Keywords : Atendimento Educacional Especializado; Avaliação; Prática Pedagógica Inclusão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )